Breve Historial

O Clube Recreio e Instrução foi fundado no dia 8 de Agosto de 1915, com os seguintes fins: “ Propagar a instrução literária, cientifica por meio de conferências, de um gabinete de leitura e respectiva biblioteca. Manter um grupo dramático e fundar um grupo musical.  A instrução literária será ministrada na escola(s) do clube e por ele subsidiada(s), que será frequentada pelos sócios, filhos, irmão e órfãos. Proporcionar aos sócios divertimentos, tais como: bailes, saraus,  passeios e todos os jogos autorizados por lei.”

Uma das Referências culturais do Clube é o “Oriente”, jornal que começou a ser editado em 1922, dirigido por Crisóstomo Sales Grade, e do qual saíram apenas 12 edições. Pelo seu conteúdo, o “Oriente”, apresenta-se hoje como um documento fundamental à análise da vida social da época.

Ao longo das três décadas seguintes à sua fundação, o CRI desenvolveu uma obra importante em prol da instrução, recreio e cultura da população de Alhos Vedros. Criou uma escola de esperanto, dinamizada pela família Paula. Aníbal Paula, homem culto apesar de ter apenas a 4ªclasse, ensinou história, inglês e Francês. A polícia política, através de denúncia, prendeu-o e acabou com a sua atividade de ensinar.

O futebol no CRI tem a sua génese nas diversas equipas de futebol que existiram em Alhos Vedros, primeiro nos anos quarenta e cinquenta e posteriormente nos anos setenta, e que se foram integrando no Clube.

A primeira participação em jogos oficiais da A.F. Setúbal ocorreram na época 1953/54 e durante cinco épocas seguidas. Devido a dificuldades financeiras seguem-se vários anos sem competir até ao regresso em 1971/72. Foi em 1996/97, altura em que tivemos que abandonar o Parque Desportivo S. Lourenço que o futebol sénior esteve parado no CRI, continuámos ainda durante 5 épocas com uma equipa de Juniores, mas só a partir de 2003/04 já no atual espaço se começou a desenvolver o futebol de formação no Clube, até hoje.

Fontes:
– Estatutos originais do Clube (1915);
– Monografia do Movimento Associativo do Município da Moita II (1999);
– Arquivo A. F. Setúbal;
– Arquivo Pessoal de Luís Nobre / www.cri.pt .


FUNDADORES

 O primeiro Presidente da Direção
Alfredo José Guilherme

Assembleia Geral
Francisco D’Oliveira Noronha

Outros Fundadores
António de Oliveira Carvalho, Carlos Jonnorin, Francisco Marques Estaca Júnior, Francisco de Azevedo, E. Fonseca, Raimundo António de Sousa, Valentim Marques, Francisco Simões, Carlos de Azevedo e Francisco Marques.


Foto: Direção em 1925, da qual faziam parte alguns sócios fundadores

Um clube especial

INSCRIÇÕES ABERTAS

CRI Pelo Mundo